Foto: Assessoria/Prefeitura Municipal de Mata de São João
Município recebeu avaliação de 100%
A Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), avaliou o município de Mata de São João, que recebeu nota máxima em qualidade de transparência. Com 100% de avaliação, o município ostenta agora o ‘Selo Diamante’. Ao todo, os órgãos analisaram 443 entidades na Bahia entre executivo, legislativo e judiciário.
Ano passado, Mata de São João recebeu o “Selo Ouro”, com índice de 91,51%, em 2025, com 100%, atingiu o nível considerado máximo no Radar da Transparência Pública. A eficiência fiscal e responsabilidade com o erário público, coloca o município em destaque na transparência no cenário nacional.
A razão é a modernização dos sistemas de atendimento e fácil acesso à informação. O Prefeito Bira, não poupou elogios aos colaboradores. “Eu já esperava por essa nota. Desde o início, conversei com os servidores sobre a importância de cumprir nosso papel e elevar o potencial de nossa cidade, mas não por causa de prêmios e reconhecimento externo. O que fazemos é pelo contribuinte. Devemos aos cidadãos de Mata de São João clareza em nossas ações e respeito aos direitos de cada um. Estamos aqui para trabalhar e cada funcionário público desta cidade exerce sua função com maestria. Sou orgulhoso da equipe que tenho, este é um prêmio deles!”, declarou.
O ‘Selo Diamante’ é concedido aos órgãos que apresentam o maior percentual e ultrapassam 95% dos critérios indicados na metodologia do estudo. A Atricon atua dentro da Lei de Acesso à Informação para garantir dados completos e acessíveis. Wellington Lázaro, Controlador Geral do município, destacou o compromisso contínuo da gestão com a lisura administrativa. “O nosso objetivo diário é levar informação ao cidadão, seja nas ações dos serviços públicos, seja na disponibilidade de dados do erário público. Somos exemplo de que é possível ao serviço público governar com total transparência”, avaliou.
Com informações de BAHIA.BA