Foto: Reprodução
A vereadora Luciana Tavares (PCdoB), em um desabafo publicado nas redes sociais, gerou polêmica ao sugerir que os moradores de Lauro de Freitas guardem o lixo em casa devido à crise na coleta de resíduos na cidade. A sugestão foi dada como resposta ao caos vivido pelos cidadãos diante das paralisações dos funcionários das empresas responsáveis pela coleta e à ausência de carros coletores, o que tem levado ao acúmulo de lixo nas ruas, calçadas e praças.
A crise da coleta de lixo na cidade de Lauro de Freitas não é recente. Desde o ano passado, a Prefeitura de Lauro de Freitas não consegue honrar seus compromissos financeiros com as empresas Jotagê e Limp City. Em 2023, a dívida ultrapassava os R$ 10 milhões e as empresas estavam sendo obrigadas a arcar com as despesas dos profissionais envolvidos na coleta de resíduos por pelo menos 8 meses seguidos. A situação parece que não foi resolvida.
Agora, nesse final do mandato da prefeita Moema Gramacho (PT), a crise se intensificou e já causa problemas de saúde pública, uma vez que o lixo acumulado atrai ratos, insetos e outros animais. A imagem de ruas sujas e malcheirosas tem gerado indignação entre os moradores, que se veem diante de um cenário cada vez mais insustentável.
Em seu vídeo, a vereadora Luciana Tavares – que é da base da prefeita Moema Gramacho, ao tentar buscar uma solução meio questionável, pediu à população que não coloque o lixo nas ruas até que a coleta seja regularizada. “Pessoal, vim falar com vocês. Sei que muita gente não vai gostar dessa mensagem, mas eu preciso falar”, iniciou a vereadora. “Quando eu coloco, quando você coloca, quando nós colocamos o lixo na porta da casa e o lixo não está passando, a gente está fazendo com que a cidade fique mais suja, mais feia e mais fedida”, continuou.
A vereadora sugeriu que, enquanto o carro de lixo não passa, os cidadãos guardem os resíduos em “cantinhos” como na garagem ou na área de serviço, para evitar que o lixo se acumule nas ruas e atrapalhe ainda mais a cidade. “Então vamos colocar o lixo no cantinho na garagem, no cantinho do hall, no cantinho da área de serviço, vamos colocar debaixo de um pé de árvore guardadinho, para quando o carro do lixo passar, a gente colocar”, disse.
“Se a gente não se ajudar, se a gente não guardar enquanto que o carro passe, só vai piorar as coisas, só vai ficar pior e a gente não vai resolver, então infelizmente isso terá de ser resolvido, terá, assim como outros problemas que a cidade está passando”, completou Luciana, fazendo uma reflexão sobre o caos em que a cidade se encontra no final da gestão de Moema Gramacho do PT.