Foto: Getty Images
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), revelou que a economia brasileira cresceu 0,8% em setembro na comparação com o mês anterior, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (14/11). Esse índice reflete a soma dos bens e serviços produzidos no país e serve como um termômetro para o desempenho econômico.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br registrou alta expressiva de 5,1%. No acumulado dos últimos 12 meses até setembro, o crescimento foi de 3%, enquanto nos nove primeiros meses de 2024 o avanço chegou a 3,3%.
No terceiro trimestre do ano, entre julho e setembro, a economia brasileira cresceu 1,1%. Esse resultado foi um pouco inferior ao do segundo trimestre, que registrou uma expansão de 1,2%, mas marca o quarto trimestre consecutivo de alta.
No Relatório Focus do Banco Central, divulgado na última segunda-feira (11/10), o mercado financeiro manteve a expectativa de crescimento do PIB para 2024 em 3,10%. O dado oficial será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com informações de METROPOLES.
Conteúdo produzido com a ajuda de IA.