Foto: Reprodução
O deputado estadual Diego Castro tornou-se alvo de uma campanha difamatória em grupos de WhatsApp. Adversários políticos disseminaram mensagens falsas com o objetivo de desmoralizar o parlamentar, conhecido por seu alinhamento com a direita bolsonarista.
Um dos principais responsáveis pela propagação dessas fake news foi Ricardo Couto, ex-candidato pelo partido Cidadania, antigo Partido Popular Socialista, que atualmente busca espaço no bolsonarismo para tentar se eleger. Couto compartilhou uma imagem em que acusava Diego Castro de apoiar um candidato da esquerda em Teixeira de Freitas. No entanto, a foto mostra o deputado ao lado de Rogério Mororó, pré-candidato que recebe apoio de produtores, empresários locais e de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outra fake news foi divulgada por um perfil chamado “Marcelo Almeida”, suposto advogado do Partido Liberal (PL) de Prado. Ele afirmou que Diego Castro teria participado de um evento de apoio a Gilvan, prefeito de Prado, ligado ao governo estadual. Na realidade, Diego Castro esteve no lançamento da pré-candidatura a vereador de seu assessor Izaqueu Martins, militante da direita e conhecido bolsonarista na região. Durante o evento, Castro criticou duramente o prefeito da esquerda, desmentindo qualquer associação com ele.
Diante desses ataques, lideranças políticas da Bahia manifestaram-se em defesa do deputado. Alexandre Moreira, pré-candidato a vereador pelo PL em Salvador, disse que “Dr. Diego Castro tem feito um trabalho brilhante pela direita em toda a Bahia. Quem conhece a história do deputado sabe da sua seriedade com a defesa dos valores conservadores e da defesa da agenda da direita. Diego está sendo atacado não pelos seus defeitos, mas por suas virtudes. Covardes se utilizam do anonimato das redes sociais e perfis fakes para atacar a honra de quem tem feito a diferença para a direita em muitos municípios baianos. Eu estou com Diego Castro porque ele é o melhor representante da direita que a Bahia já teve”.
Jheizon, pré-candidato do PL em Planalto, publicou um vídeo nas redes sociais expressando solidariedade ao deputado Diego Castro. “A Bahia acertou em escolher um jovem como o Dr. Diego Castro, comprometido com a verdade e os princípios da direita. Diego Castro é mais um exemplo de que é possível ser um político honesto,” declarou Jheizon, destacando a integridade do deputado.
Em Lauro de Freitas, o pré-candidato pelo PL, Lorran Lima, também defendeu Castro, enfatizando a representação dos valores cristãos e conservadores pelo deputado. Lima criticou os ataques de pessoas que se dizem de direita, mas que, segundo ele, são infiltrados esquerdistas tentando manchar a imagem de Diego Castro. “Diego Castro é o verdadeiro representante da direita na Bahia e luta diariamente pelos nossos valores,” afirmou Lorran.
Marcelo Moreira, outra liderança política de Feira de Santana, também manifestou apoio a Diego Castro, destacando sua integridade e dedicação aos valores de “Deus, pátria, família e liberdade”. Moreira condenou as fake news e reafirmou a solidariedade ao deputado. “Meu deputado Diego Castro, quero desejar a minha solidariedade. Um abraço de Feira de Santana e dizer que estamos juntos com o nosso ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e o deputado federal Capitão Alden,” disse Moreira.
Os ataques coordenados geraram o efeito reverso e só fizeram aumentar o apoio que o deputado bolsonarista tem recebido pelo interior da Bahia. Para o Professor Gervazio Lopes, conhecido na direita por suas análises políticas e defesa do conservadorismo, o deputado estadual Dr. Diego Castro está recebendo ataques porque tem dado bons frutos para a direita baiana. “Só leva pedrada a árvore que dá frutos. Diego Castro tem feito um belíssimo trabalho para a direita baiana, merece nossa gratidão por defender o bom combate e merece a nossa ajuda para continuar a lutar pela direita em um estado governado pela esquerda há 18 anos. Se queremos fortalecer o projeto de Bolsonaro em 2026, precisamos estar do lado de Diego Castro diante desses ataques covardes,” comentou o professor.